War Horse (Cavalo de Guerra) é uma produção anglo-norte-americana dirigida por Steven Spielberg, lançada nos EUA em dezembro de 2011 e na Inglaterra em janeiro de 2012. No elenco estão David Thewlis, Benedict Cumberbatch, Jeremy Irvine, Emily Watson, Tom Hiddleston, Eddie Marsan, Toby Kebbell e Peter Mullan. Foi indicado a 6 Oscars, 2 Globos de Ouro e 5 BAFTAs. Baseado numa história real, se passa durante a Primeira Guerra Mundial.
Em Devon, Inglaterra, enquanto eclodia a Primeira Guerra Mundial, "Joey", o cavalo do garotinho Albert Narracott (Jeremy Irvine), é vendido para a Cavalaria do Exército e enviado para a França, depois para o Reino Unido e para a Alemanha. Durante essa verdadeira odisséia, o animal enfrenta fogo inimigo, morte, doenças, acidentes e toda sorte de desafios e tristezas, servindo em ambos os lados do conflito, até que acaba indo parar solitário e perdido no meio de uma terra de ninguém. Mas Albert nunca se esquecera de Joey e, ainda jovem demais para se alistar no Exército, embarca em uma perigosa missão para encontrar seu cavalo e trazê-lo de volta para casa.
Porém, existe algo muito além da trama que está sendo contada nas telas. Mais que a história de um cavalo, é uma obra com imagens tão carregadas de beleza, textura e nuances que não se pode explicar em palavras, é preciso ver para compreender e SENTIR. Tudo é tão bonito, tão impressionante, sensibilizador e tocante, cada cena, cada momento, cada episódio, é importante, é imprescindível, todos os personagens são extremamente humanos e ricos, com seus diferentes temperamentos, razões e histórias de vida, que quase nos esquecemos que o filme se passa durante uma guerra onde milhões de pessoas estão morrendo.
Tudo começa com uma pequena e simples família que vive num vilarejo inglês. São apenas pai, mãe e filho que cultivam numa fazenda que alugam de Lyons (Davids Thewlis), que está sempre a cobrá-los pelos atrasos no aluguel. O filho Albert, ainda um menino, ajuda como pode o pai, que está quase sempre bêbado, e sua mãe, muito trabalhadora. Então acontece um leilão na vila, o pai bate os olhos num cavalo que parece ser especial e o disputa com Lyons até sair vencedor, mesmo pagando muito mais do que deveria pelo animal, inclusive gastando o dinheiro do aluguel. Quando volta para casa, a mulher fica apavorada pelo preço pago, afinal ela queria apenas um cavalo robusto para arar o campo. Mas Albert cria uma forte amizade e conexão com o animal e consegue com que ele realize tudo que precisam.
Infelizmente, o pai precisa vendê-lo - e aparece a oportunidade quando um militar precisa dele para a Primeira Guerra Mundial que está estourando. Albert, muito triste, promete a si mesmo que eles vão se encontrar de novo. Joey passa por uma série problemas. Do oficial inglês ele vai parar nas mãos de alemães. Dos alemães ele vai ser cuidado por uma menina em um moinho na França. Da França ele vai acabar parando no local onde findou uma batalha, em meio a muita desolação, lama e corpos espalhados, até que, fugindo desnorteado a galope, acaba se ferindo muito numa cerca de arame farpado e tem de ser sacrificado.
Mas ele parece realmente ser um cavalo especial. A ponto de passar por vários donos e todos o tratarem com muito cuidado e carinho. Mesmo um oficial que dizia serem os cavalos armas de guerra a serem usados até que morram se sensibiliza com o animal e orienta um subalterno a fazer o que pode para cuidar dele e salvá-lo. Joey passa pelos dois lados da guerra, mas é sempre admirado e amado por todos. Tudo isso filmado com muita beleza, sensibilidade e perfeita coesão, com o toque de mestre de Spielberg, que consegue imprimir uma nobreza e ao mesmo tempo uma quase humanidade ao animal e lhe dá um final feliz, depois de passar por tanta tristeza e ver tanta desgraça.
Albert finalmente encontra seu cavalo e ao final tem-se uma visão belíssima e artística dos dois galopando ao pôr-do-sol. Spielgerg é especialista em nos lembrar que cinema também é espetáculo, sonho e magia, não só realidade árida e cinzenta.
I Will Always Return - Bryan Adams - Tema de "War House" ("Cavalo de Guerra") - com cenas do filme
Maravilha esta postagem, Lilly! Não assisti ao filme ainda, mas deu vontade. Acho até que vou assistir hoje se encontrar online, deve ser ótimo. Essa canção de Bryan Adams tb é bela.
ResponderExcluirValeu...