Melhores filmes de 2014... Até agora - CineMúsica

Home Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Melhores filmes de 2014... Até agora


2014 vem sendo marcado por um equilíbrio interessante entre superproduções e produções independentes, provocativas e autorais. Além da animação, que começou o ano com força, e dos dramas de novos diretores nacionais, a ficção científica também vem em alta, seja voltada para o público adolescente, com adaptações literárias, seja para o adulto.

Nesta lista, o Guia da Semana considerou filmes que estrearam no Brasil em 2014, mesmo que tenham sido produzidos no ano passado.
Confira os filmes mais marcantes que estrearam em 2014... Até agora:

Frozen - Uma Aventura Congelante 


A animação vencedora do Oscar trouxe mudanças radicais em relação aos filmes clássicos da Disney, ao mesmo tempo em que se reaproximou deles. Em “Frozen”, as protagonistas são duas princesas, irmãs, e o objetivo de uma é salvar a outra – como um herói que salva a donzela, mas sem o pressuposto do romance. Além de revolucionário, o filme é engraçado e empolgante, para todas as idades e gêneros. Leia a crítica do filme.
 

Ninfomaníaca - Partes 1 e 2 


É impossível pensar em “Ninfomaníaca” sem levar em conta as duas partes – divididas apenas para facilitar a distribuição. O filme do polêmico Lars Von Trier é narrado por Joe (Charlotte Gainsbourg), uma mulher viciada em sexo desde a infância. Apesar de explícito, o longa escapa dos rótulos de “erótico” ou “pornográfico” ao associar um discurso reflexivo e inusitado sobre cada experiência de Joe. A jornada se desenvolve numa espécie de thriller, onde todos os desfechos possíveis são trágicos. Leia a crítica da Parte 1. Leia a crítica da Parte 2.

Uma Aventura Lego 


O universo dos brinquedos de construção chegou aos cinemas com um visual estonteante que mistura stop-motion e computação gráfica. Com uma trama que parece simples, o filme animado oferece diversão garantida e uma reflexão inesperada sobre o ato de brincar. Por isso, “Uma Aventura Lego” está entre os melhores filmes do ano. Leia a crítica do filme.

Ela 


Um homem se apaixona por um sistema de computador, que tem nome, voz e personalidade. O que isso nos diz sobre nossa própria natureza? Como definir o amor, a amizade, o humano e a máquina quando tudo começa a se misturar? Com um visual anti-futurista e bastante natural, Spike Jonze traz estas questões à nossa realidade e nos faz pensar. Vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Original. Leia a crítica do filme.

12 Anos de Escravidão 


O vencedor do Oscar de Melhor Filme, é claro, não poderia ficar fora desta lista. Baseado no livro de Solomon Northup, escrito no final do século XIX, o filme conta de forma cruel e dolorosa a vida de um negro livre e educado, que foi sequestrado e feito escravo em fazendas no sul dos EUA. Leia a crítica do filme.

Clube de Compras Dallas


Este é um filme pesado, que exige algum fôlego antes de assistido. A crueza da aparência dos personagens enfermos dói na memória de quem viveu os anos 80 e o medo da AIDS, mas também se vê uma história de luta e de direitos. O ingresso é totalmente compensado quando se vê as interpretações supremas de Matthew McConaughey e Jared Leto – ambos vencedores do Oscar. Leia a crítica do filme.

Hoje eu quero voltar sozinho


Versão atualizada e estendida do curta-metragem “Eu não quero voltar sozinho”, de 2010, “Hoje eu Quero...” conta a história de Leo (Guilherme Lobo, excepcional), um adolescente cego que começa a questionar a superproteção dos pais ao mesmo tempo em que descobre uma paixão inesperada pelo novo aluno da escola. Delicado, o filme evita estereótipos e trata os dilemas com naturalidade, preferindo discutir a dificuldade que todos enfrentamos para crescer. Leia a crítica do filme.

Sob a Pele


Numa adaptação bem livre e sinistra do livro de Michel Faber, "Sob a Pele" traz Scarlett Johansson no papel de uma silenciosa e perigosa alienígena, disfarçada no corpo de uma mulher. Sua missão é seduzir os homens numa vila da Escócia e levá-los até uma casa, onde eles terão seus corpos totalmente destruídos, sobrando apenas a pele. Ao viver algumas situações-chave, ela tem sua curiosidade atiçada e se afasta de seu trabalho para tentar entender mais sobre os humanos. Leia a crítica do filme.

O Lobo Atrás da Porta 


Sylvia vai buscar sua filha na creche, quando descobre que a menina já foi levada por outra mulher. Na delegacia, ela, seu marido e a amante dele são interrogados e recontam suas versões da história, revelando relações que evoluíram até se tornarem perigosas. Leia a crítica do filme.

Versos de um Crime


Daniel Radcliffe é o poeta Allen Ginsberg neste thriller biográfico. Estudante na Universidade de Columbia, ele conhece Lucien Carr (Dane DeHaan), William S. Burroughs (Ben Foster) e Jack Kerouac (Jack Houston) e, juntos, eles formam os pilares da geração Beat. Seu comportamento extremo, porém, abre caminho para uma tragédia. Leia a crítica do filme.

Como Treinar o Seu Dragão 2 


Depois de provar ao povo de Berk que os dragões podem ser amigos dos homens, Soluço agora vê sua aldeia cheia deles, vivendo em harmonia. A paz, porém, é ameaçada quando ele e Astrid descobrem que um lendário caçador está reunindo um exército e quer roubar seus dragões. Leia a crítica do filme.

O Teorema Zero


Num futuro tecnológico e decadente, Christoph Waltz vive um homem em conflito entre sua crença (de que há um sentido misterioso para a vida) e seu trabalho: provar matematicamente que não existe tal sentido. Leia a crítica do filme.

Planeta dos Macacos: O Confronto


O segundo filme da nova saga se passa dez anos após os eventos de "Planeta dos Macacos: A Origem". Agora, os humanos estão lutando para sobreviver após terem sido dizimados por um vírus, enquanto os macacos prosperam numa comunidade liderada por Caesar. Leia a crítica do filme. 

Guardiões da Galáxia


“Guardiões da Galáxia” é a nova aventura inspirada nos quadrinhos da Marvel – ela se passa no mesmo universo dos Vingadores, mas em mundos muito, muito, distantes. Chris Pratt é Peter Quill ou o caçador de recompensas Star Lord: humano, abduzido quando criança, ele carrega consigo uma inseparável fita K7 e percorre o universo atrás dos objetos mais desejados por bons pagadores. Um desses objetos é o Orb, uma pedra que pode destruir um planeta inteiro se cair em mãos erradas. Junto com Gamorra, Rocket, Groot e Drax, Quill tentará fazer a coisa certa, mesmo que por caminhos errados. Leia a crítica do filme.

Lucy


Lucy (Scarlett Johansson) era uma garota normal, americana, que estudava em Taiwan e namorava nas horas vagas. O problema é que ela se envolveu com o homem errado e acabou arrastada para um esquema de tráfico de drogas. Feita de mula, ela tem uma superdroga costurada ao seu corpo, que acaba estourando. Quando isso acontece, seu cérebro começa a evoluir numa velocidade alucinante, atingindo 100% de seu potencial. Leia a crítica do filme.
 
Juliana Varella redator(a)

3 comentários:

  1. "Ela"... que filme especial e diferenciado... de longe o meu preferido entre os que vc listou. Qta delicadeza, sensibilidade, originalidade e talento ao tratar de um tema tão atual, do interesse de todos nós... que interpretação memorável, doce e humana do Joaquim Phoenix... (Só tenho uma palavra: se não viu, VEJA). E em "Teorema Zero", a atuação precisa e afiada do sempre genial Christoph Walz (que aliás é meu favorito ao Oscar deste ano). Gostaria de falar tb de "Clube de Compras Dallas". O filme é bom, mas não achei tão do outro mundo, agora, o Mathew McConaughey e o Jared Leto nos papéis respectivamente de um cowboy machão que se humaniza ao contrair aids e da transgênere Rayon... sem palavras. O Mathew abriu mão do eterno ar de galãzinho barato, emagreceu uns 20 kg e mostrou que é ator com a maiúsculo. Jared tb emagreceu mto, o que mostra todo seu profissionalismo. (Com toda justiça ambos levaram um Oscar). O pto forte do filme é a amizade improvável que os dois constróem (um ex-machão homofóbico e um gay transsexual, o paroxismo da homossexualidade.) Marlon, seleção maravilhosa vc fez.

    ResponderExcluir
  2. OPA... ia esquecendo "Frozen" e "Como Treinar seu Dragão 2", que aliás assisti com a Bárbara e a Ana Luiza. Uma delícia os dois, e mais ainda o segundo! Adultos e crianças se divertindo à beça no cinema.

    ResponderExcluir
  3. Que bom que gostou, Lilly. Sabe o quanto sua opinião é importante pra mim.

    São produções interessantes. Alguns roteiros mais ou menos envolventes/intensos.

    ResponderExcluir

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Páginas