12 FILMES PARA MANDAR A SOCIEDADE IR SE F**** - CineMúsica

Home Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

domingo, 26 de fevereiro de 2017

12 FILMES PARA MANDAR A SOCIEDADE IR SE F****

CENA DO FILME CAPITÃO FANTÁSTICO DE 2016
Estes filmes são bastantes ecléticos em relação a suas características, mas possuem um senso comum de transformação em relação a quebra de conceitos e paradigmas mundanos em que várias sociedades são baseadas e que compartilham entre si. Eles apresentam novas perspectivas que desafiam o conservadorismo e a inanição das forças de mudanças que dão uma nova ideia de quem somos, para onde vamos e o que estamos fazendo com o mundo a nossa volta. 

Os filmes se dividem em vários conceitos narrativos que vão de esperança rejuvenescedora, anarquismo, misantropia, eremitismo e política. Esta lista possuem filmes que para mim mostram muito bem estes aspectos, logicamente esse tema é muito abrangente e vários filmes ficaram de fora, mas para mim a lista está bastante completa.

Os filmes estão dispostos em ordem cronológica.



12- Zero de Conduta (Zéro de conduite: Jeunes diables au collège, 1933); Dirigido por: Jean Vigo; País: França

Sinopse: Volta aos tempos de escola num colégio do interior, as bagunças dentro do dormitório, a punição severa, a recreação, o estudo indisciplinado e os confrontos com a administração. Um noite os garotos internos decidem se libertar da autoridade dos adultos e uma revolta arrebenta. Esta é a obra mais autobiográfica de Jean Vigo.

11- Teorema (1968); Dirigido por: Pier Paolo Pasolini; País: Itália

Sinopse: Em Milão a vida de uma rica família burguesa é totalmente modificada por um misterioso visitante (Terence Stamp), que seduz a empregada, o filho, a mãe, a filha e finalmente o pai. Além disto, tem um contato intelectual com todos eles, convencendo-os da futilidade da existência, e após cumprir seu objetivo parte em poucos dias. Após sua ida ninguém da família consegue continuar vivendo da mesma forma.

10- Joguem Fora Seus Livros e Saiam às Ruas (Sho o Suteyo Machi e Deyou, 1971); Dirigido por: Shuji Terayama; País: Japão

Sinopse: Alternando entre um estudo psicológico sobre a alienação e perda de direitos, e uma chamada urgente pela militância e atuação sociopolítica revolucionária da geração do final dos anos 60, a delirante montagem de Terayma de imagens fragmentadas, não sequênciais e desbalanceadas reflete a incerteza e o caos interior de um empobrecido - e apropriadamente anônimo - jovem, e de sua família igualmente disfuncional: o pai desempregado e voyeur, uma avó deliberadamente mentirosa, e uma irmã cuja ligação afetiva com seu coelho de pelúcia transformou-se numa obsessão bestial.

09- Sacco e Vanzetti (1971); Dirigido por: Giuliano Montaldo; País: Itália

Sinopse: Boston, início dos anos 20. Nicola Sacco (Riccardo Cucciolla) e Bartolomeo Vanzetti (Gian Maria Volonté) são dois imigrantes italianos, sendo o primeiro um sapateiro e o outro um peixeiro, que são detidos pela polícia. Ninguém negava que eram anarquistas, na verdade eles mesmo admitiam, pois acreditavam que era a única forma de o homem ser explorado pelo homem. Porém era duvidoso que Sacco e Vanzetti fossem culpados de um assassinato, que aconteceu em 15 de abril de 1920. O julgamento deles deixou de ser algo baseado na justiça e sim na política, pois deviam ser condenados por serem estrangeiros e seguirem uma doutrina política que se opunha ao conservadorismo, que tinha as rédeas do poder nos Estados Unidos.

08- Slacker (1991); Dirigido por: Richard Linklater; País: EUA

Sinopse: Slacker mostra um dia na vida de jovens deslocados de Austin, Texas. Na maioria, jovens de vinte e poucos anos que não se encaixam nos padrões da sociedade. Os personagens saem e entram em cena e na vida de outros personagens. O filme é recheado com a paranóia, apatia e ódio adolescente típicos dos anos 90.


07- Trainspotting: Sem Limites (Trainspotting, 1996); Dirigido por: Danny Boyle; País: Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte

Sinopse: Um retrato da juventude viciada de Edimburgo, capital da Escócia. Focado na vida de Mark Renton (Ewan McGregor), um rapaz que escolhe viver assumidamente como um viciado em heroína e deixa de lado os padrões da sociedade. Ao lado de seus amigos – Sick Boy (Jonny Lee Miller), Tommy (Kevin McKidd), Spud (Ewen Bremner) e Begbie (Robert Carlyle) – ele curte futebol e usar sua droga favorita o tempo todo. Cada um desses personagens peculiares tem uma história diferente, ora divertida, ora dramática, e todas elas se cruzam por conta do vício. Renton vai além dos limites o tempo todo e isso tem um preço. Cabe ao rapaz e a seus amigos tomar as rédeas de suas vidas e sair dessa. Mas será que eles querem realmente viver assim?


06- Clube da Luta (Fight Club, 1999); Dirigido por: David Fincher; País: EUA

Sinopse: Um explosivo sofredor de insônia (Edward Norton) e um carismático vendedor de sabonete (Brad Pitt) canalizam agressão primitiva masculina transformando-a em uma nova e chocante forma de terapia. Seu conceito pega, e formam-se diversos clubes da luta clandestinos em cada cidade, até que uma mulher sensual e excêntrica (Helena Bonham Carter) entra na jogada e desencadeia uma situação fora de controle rumo ao caos.


05- O Que Fazer em Caso de Incêndio? (Was Tun, Wenn's Brennt?, 2001); Dirigido por: Gregor Schnitzler; País: Alemanha

Sinopse: Na década de 80 seis amigos ocuparam um prédio na Alemanha, desafiando as autoridades locais. 15 anos depois eles mudaram bastante, com alguns nem lembrando seu passado de anarquia. Porém, quando uma bomba caseira por eles colocada em uma mansão abandonada em 1987 apenas agora explode, eles precisam se reunir novamente para evitar que a polícia local descubram que são eles os responsáveis pelo ato.

04- Edukators - Os Educadores (Die Fetten Jahre Sind Vorbei, 2004); Dirigido por: Hans Weingartner; País: Alemanha

Sinopse: Três jovens idealistas realizam protestos pacíficos, invadindo a casa de pessoas ricas para trocar os móveis de lugar e deixar mensagens de protestos. Numa de suas ações um deles esquece um celular, o que faz com que tenham que retornar ao local no dia seguinte. Porém o que eles não contavam era em encontrar presente o dono da casa.

03- Na Natureza Selvagem (Into the Wild, 2007); Dirigido por: Sean Penn; País: EUA

Sinopse: Início da década de 90. Christopher McCandless (Emile Hirsch) é um jovem recém-formado, que decide viajar sem rumo pelos Estados Unidos em busca da liberdade. Durante sua jornada pela Dakota do Sul, Arizona e Califórnia ele conhece pessoas que mudam sua vida, assim como sua presença também modifica as delas. Até que, após 2 anos na estrada, Christopher decide fazer a maior das viagens e partir rumo ao Alasca.


02- Febre do Rato (2012); Dirigido por: Cláudio Assis; País: Brasil

Sinopse: Febre do rato é uma expressão popular típica da cidade de Recife (localizada na Região Nordeste do Brasil), que designa alguém que está fora de controle, alguém que está danado. E é assim que Zizo, um poeta inconformado e de atititude anarquista, chama um pequeno tablóide que publica às próprias custas.
O personagem está sempre às voltas com o universo que criou ao seu redor. Um mundo todo particular, onde saciar os desafortunados é uma mistura de benefício com altas doses de maldade.

Um dia todas as convicções de Zizo parecem ruir ao se deparar com Eneida, a consciência contemporânea e completamente periférica. As relações de Zizo entram em conflito e todos que fazem parte do jogo festivo do anarquista se manifestam de forma egoísta. O conflito entre o indivíduo e a coletividade se instaura.

01- Capitão Fantástico (Captain Fantastic, 2016); Dirigido por: Matt Ross; País: EUA

Sinopse: Ben é o pai de seis crianças, que decide fugir da civilização e criar os filhos nas florestas selvagens do Pacífico Norte. Ele passa os seus dias dando lições às crianças, ensinando-os a praticar esportes e a combater inimigos. Um dia, no entanto, Ben é forçado a deixar o local e retornar à vida na cidade. Começa o aprendizado do pai, que deve se acostumar à vida moderna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Páginas